AS CASAS NÃO MORREM
18m HD, 2015
Desde que começara a publicar poesia (1974), Manuel António Pina tinha vindo a abordar o tema do regresso à infância. Neste contexto, a casa assume uma dimensão simbólica, sendo o lugar ao qual o sujeito poético pretende regressar – através da escrita e da memória. É na cidade onde viveu durante 50 anos que se desenrola "As Casas Não Morrem", curta-metragem que acompanha o processo de mudança da casa que MAP habitou durante mais tempo – um apartamento que não conseguia abandonar, que não conseguia vender, que não conseguia fechar. A ele, e ao bairro portuense onde se situa, regressava quase todos os dias – para trabalhar, para ir à farmácia, à papelaria, à pastelaria... E são estas ligações – afectivas e reais – que revelam a relação intrínseca não apenas da sua poesia, daquilo que criava, com os lugares de formação identitária do eu, como também da sua própria vida com os lugares onde foi construída.
realização Pedro Macedo - guião e entrevista Inês Fonseca Santos - montagem Micael Espinha - pós -produção Roughcut - música Tiago Inuit - clarinete Gonçalo Conceição - mistura Quinta Pata
ENXOVAL
54m HD, 2010
(Prémio para melhor filme português sobre arte, Festival Temps d'Images 2013)
Nisa, uma pequena vila do interior de Portugal, tinha uma expressão única na cultura Portuguesa, onde tradicionalmente, as raparigas a partir dos seis anos de idade, começavam a bordar e durante anos criavam os seus enxovais de noiva, que seriam vendidos na véspera dos seus casamentos. Com o dinheiro proveniente da venda, a noivas iriam comprar, através de seus próprios meios, uma casa para o casal recém-casado. Hoje em dia, as jovens não estão interessados em aprender a bordar, e as técnicas laboriosas típicas de Nisa estão, infelizmente, a desaparecer. Qual será o impacto de "Valquiria enxoval", uma escultura de 16 metros de comprimento da artista Joana Vasconcelos, na vivência e significado sociocultural dos bordados e para o futuro desta vila alentejana? "Enxoval" não é um filme sobre Joana Vasconcelos, ou uma pesquisa antropológica sobre as técnicas de artesanato de Nisa, mas um documentário sobre contaminações. Tempo, espaço e identidade são os principais conceitos do filme.
realização Pedro Macedo - direcção de produção Kitty Oliveira - entrevistas e guião Isabel Freire - imagem Pedro Macedo - montagem Micael Espinha - música Norberto Lobo - captação de som Olivier Blanc / Filipe Tavares - mistura de som Filipe Tavares - motion design Pedro Rodrigues